Tela para pintura, saiba quais os principais tipos de tecido!

Um dos passos essenciais no processo criativo de qualquer artista em artes visuais é a escolha do tecido adequado e instalação em tela para pintura.

Este aspecto impacta tanto nas possibilidades técnicas, no alinhamento estilístico, no resultado estético, assim como na conservação da imagem e durabilidade do quadro. Por isso, o tecido ideal é, também, um elemento um dos materiais considerados ao longo do fazer artístico.

O time de especialista da Textil Noveleto desenvolveu este artigo explicando quais os principais tipos de tecido, suas características e impactos no resultado da obra.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Índice:


Tela para pintura, quais os principais tipos de tecido?

Quando o assunto é expressão artística, diversos suportes podem ser utilizados para criar obras de artes. A tela, na linguagem das artes visuais e da pintura, é um dos suportes com longo histórico.

De Da Vinci à Tarsila do Amaral, a tela representa um dos meios fundamentais na criação. Mas, para que a pintura seja preservada e que os desejos do artista sejam atendidos, a qualidade do tecido da tela também deve ser considerada.

Na atualidade, devido ao desenvolvimento de tecnologias de fabricação têxtil, existem diversas possibilidades de tecido para telas e, cada qual, apresenta características que interferem na realização de uma pintura.

Por exemplo, as telas podem ser compostas de algodão, fibra sintética ou linho. A depender do tipo de tecido, a tinta pode apresentar maior ou menor aderência, preservar mais ou menos a pintura, assim como resistir melhor às condições ambientais e de conservação do quadro.

Confira abaixo três tipos de tela para pintura e suas características.

Algodão

O algodão é uma das escolhas de tecido tradicionais no universo das artes visuais e, este fato, não se dá à toa. Historicamente o algodão é empregado em telas de pintura devido à suas propriedades únicas, como:

·      resistência à tensão e deformação ao ser instalado na estrutura de madeira do quadro, evitando enrugamentos possíveis;

·      textura suave e uniforme, o que permite uma boa dispersão da tinta pelo tecido;

·      porosidade do tecido e aderência da tinta, permitindo maior vida útil à obra de arte, assim como resultados estéticos de alta qualidade;

·      possibilita cores vivas e nítidas.

Fibra sintética

Os tecidos de fibra sintética representam uma ótima opção ao algodão. Convencionalmente compostos de poliéster, as telas para pintura em fibra sintética apresentam a vantagem de uma durabilidade significativa, quando comparada a outras modalidades de tecido.

Do mesmo modo, pela natureza sintética do tecido, outros recursos estéticos podem ser alcançados a partir deste tipo de tecido. Por exemplo, pinceladas mais densas e com acúmulo de tinta, dando volume e densidade à imagem.

Outra característica deste tipo de tecido para tela é sua resistência aos efeitos da exposição a ambientes com umidade elevada. No entanto, diferentemente de outros tecidos, a absorção da tinta é relativamente inferior, aspecto que interfere no alinhamento de estilo que deseja.

Linho

pinceis e tinta

No universo das artes visuais, os tecidos de linho ocupam um local de destaque. Isto ocorre devido às vantagens que este tipo de material confere à obra de arte e ao processo criativo na pintura.

Assim como o algodão, o linho é resistente, apresenta uma superfície estável e com ótima absorção e aderência da tinta. Além deste aspecto, o linho permite que as obras conservem cores nítidas, vibrantes e vivas.

Por estes aspectos, convencionalmente é empregado no mundo das artes como suporte para quadros de diversos estilos, propostas estéticas e técnicas. Sejam quadros com maior densidade de tinta, pinceladas mais livres e irregulares, até aqueles que demandam maior nível de detalhamento e realismo.

Como escolher o tecido ideal para minha tela para pintura?

A escolha do tecido ideal deve seguir alguns passos simples, mas que impactam diretamente desde o processo criativo até a finalização da obra.

O primeiro é reconhecer qual o tipo de estilo e estética você deseja. Dependendo, tecidos como o linho em telas com proporções maiores (por exemplo, quadros acima de 5 metros) respondem bem a instalação na estrutura de madeira do quadro.

Agora, se o seu desejo é pintar quadros menores e mais delicados, a opção pelo algodão é recomendada.

O segundo aspecto é considerar quais materiais você vai utilizar na sua pintura. Por exemplo, o tipo de tinta, sua composição química, o tipo de pincelada e se haverá ou não acúmulo com intuito de densidade em determinada parte do quadro, dentre outros fatores.

Por fim, o local de armazenamento ou exposição do quadro finalizado. Para ambientes com possibilidade de maior concentração de umidade, tecidos resistentes como os de fibra sintética são mais recomendados que o algodão ou linho, por exemplo.

Leia também

Qual o valor de um tecido para tela de pintura?

Assim como qualquer produto comercializado você vai perceber variações convencionais de mercado. Estas oscilações dependem de fatores como a qualidade do material, a tecnologia associada ao processo produtivo e a estrutura e experiência da empresa no segmento.

Por isso, antes de decidir qual tecido comprar, avalie também quem o produziu. A trajetória e tradição da empresa e sua associação e conhecimento das práticas em artes visuais e das necessidades que esse tipo de expressão artística demanda.

Onde comprar tecidos para minhas telas de pintura?

Agora que você quais os principais tipos de tela para pintura, suas características, como escolher e como avaliar os preços praticados no mercado, conheça a Textil Noveleto!

Textil Noveleto

Fundada em 1990, a Textil Noveleto se consolidou como referência e líder nacional no setor  de comunicação visual. Há mais de 30 anos produzimos e comercializamos tecidos de primeira linha, garantindo a qualidade de nossos produtos confirmada pela satisfação de nossos clientes.

Somos especializados em tecidos de alta qualidade para telas para pintura e tecidos para impressão digital. Partimos da melhor matéria prima, transformada a partir de tecnologias sustentável e ambientalmente correta.  

Conclusão

pintura azul

Neste artigo exclusivo da Textil Noveleto você aprendeu sobre os principais tipos de tela para pintura, suas características, histórico no universo das artes visuais e como escolher a melhor opção para incorporar na sua prática artística.

Como vimos, diversos tipos de tecido oferecem possibilidades estéticas, técnicas e estilísticas. Seja por meio da regularidade e resistência do algodão, da inovação da fibra sintética ou da durabilidade do linho. Cada qual apresenta possibilidades que merecem ser exploradas pela mente criativa.

A Textil Noveleto, há mais de três décadas, produz e fornece à classe artística brasileira os melhores tecidos para tela.

Entre em contato com nosso time de atendimento e verifique cada uma de nossas linhas exclusivas de tecidos para tela de pintura!

Textil Noveleto

A Têxtil Noveleto é uma empresa Têxtil especializada na fabricação de tecidos de alta qualidade para Telas de Pintura e Impressão Digital. Liderando o mercado Nacional há mais de 30 anos.