Tecido para quadro: o manual definitivo para auxiliar sua escolha

A qualidade do tecido para quadro interfere diretamente no produto artístico realizado. Independente da técnica, estilo ou procedimento adotados, os tecidos contribuem para a excelência dos resultados artísticos.

Vale lembrar que o tecido representa tanto o meio pelo qual a arte é apresentada, assim como o suporte em que ideias e imaginários se materializam. Por isso, é fundamental contar com tecidos duráveis, resistentes, com alta capacidade de fixação da tinta.

Neste manual exclusivo, a Textil Noveleto explica tudo sobre tecidos para quadro, suas características, aplicabilidades, definições e especificidades técnicas, de modo que você saiba escolher a melhor opção para seus projetos.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Tecido para quadro: qual é a função?

O ser humano, há milênios, adota a prática de registro artístico assumindo diversos suportes, desde as paredes de pedra da arte rupestre até a impressão digital de alta qualidade e tecnologia associada.

Neste percurso, o tecido que compõe a tela de um quadro representa tanto o local onde a ideia artística de materializar quanto o meio como ela é comunicada. Tecendo uma metáfora simples, o tecido seria um dos habitats de uma obra de arte.

Por isso a qualidade associada ao tipo de tecido é de crucial importância no resultado final alcançado pela arte realizada.

Os tecidos devem ser capazes de absorver e fixar a tinta de maneira excelente, assim como devem apresentar durabilidade e resistência de modo que a arte sobreviva ao tempo. Ou seja, a qualidade do tecido impacta, também, na qualidade da arte registrada e comunicada.

Tecido para quadro ou papel: qual escolher para a sua próxima obra?

A prática artística envolve o exercício da criatividade, imaginação e manipulação de materiais, como cores, formas e traços. Por este aspecto, ao longo do desenvolvimento humano, diversas propostas de representação artística foram concebidas.

Cada qual apresenta preferências, desejos e resultados que são baseados na maneira como o artista interpreta, manipula e registra suas impressões da realidade e sobre seu imaginário.

Neste processo ocorre a escolha pelo tipo de suporte que fixará o produto artístico e, nesse momento, saber qual o melhor material é fundamental.

Comparativamente, os tecidos para suporte de imagens representam escolhas seguras, por garantir a durabilidade, qualidade de reprodução da imagem, fixação das cores e resistência contra eventuais distorções na tela.

O papel também apresenta suas aplicabilidades ideais, por exemplo, em gravuras de médio porte, desenhos ou ilustrações. No entanto, dada a natureza do papel, sua durabilidade é inferior ao tecido.

Por isso, caso deseje realizar um projeto artístico, de maneira manual ou digital, tenha em mente que os tecidos para quadro representam uma opção que concede durabilidade à obra, assim como são capazes de valorizar todo o processo dada a sua qualidade como suporte.

Tecido para quadro, quadro em branco

Entendendo os diferentes tipos de tecido para quadro

Confira abaixo os tipos diferentes de tecido, suas características, especificações e aplicabilidades! 

Linho: elegância natural na sua arte

O linho exclusivo da Textil Noveleto é composto por uma trama ideia de 50% de algodão e 50% linho. Aspecto que garante ao tecido para a tela uma maior resistência, flexibilidade e capacidade de fixação da tinta.

Nosso linho para tela apresenta gramatura de 265 gr/m2, sendo comercializado em rolos de 50 metros por 1,70m de largura. Uma ótima opção para empresas e artistas que demandam excelência na reprodução da imagem.

Algodão: versatilidade que se adapta a todas as técnicas

Em tecidos 100% algodão, o tecido  Cretone da Textil Noveleto conjuga a versatilidade do algodão à excelência de um tecido produzido com base na mais fina tecnologia da indústria têxtil. Este tecido tem gramatura mais fina, onde desgasta menos o pincel, com toque suave trazendo conforto na hora da pintura. Tecido de fácil esticagem no chassi de madeira e de fácil acabamento.

Comercializamos o Cretone em rolos de 50 metros, com 1,70m de largura, em gramatura fina de 235 gr/m2 e espessura de 0,295mm. Uma ótima opção para artistas e empresas que se valem de diversas técnicas de reprodução e composição de imagem.

TNG.8: durabilidade e resistência para suas obras de arte

O TNG.8 foi desenvolvido nos laboratórios de pesquisa industrial da Textil Noveleto e, por este aspecto, é o único de seu tipo em todo o território nacional. Mas, a exclusividade do TNG.8 se estende a outros campos.

A partir de nossa tecnologia produtiva, alcançamos um tecido de média gramatura, 100% algodão ecológico e com a impressionante espessura de 0,315mm. Estas características fazem do TNG.8 um tecido para quadro com durabilidade e resistência.

Com este tecido é possível fazer quadros maiores, devido sua alta resistência à tração, apresentando perfil mais encorpado e sofisticado.

Lona: a escolha certa para a sua obra de arte

Em nossa linha de tecido 100% algodão a Lona é uma das opções perfeitas para obras de arte que demandam um suporte resistente, durável e com capacidade de conservar as cores e ressaltar os traços de uma pintura. 

Apresentam uma gramatura mais robusta, de 323 gr/m2 e espessura de 0,530mm. São comercializados em rolos de 50 metros e de largura de 1,60m.

Todos os nossos produtos podem ser utilizados em uma variedade de aplicação e técnicas artísticas, como a clássica pintura a óleo.

Como escolher o tecido ideal para cada estilo de arte

Escolher o tecido ideal para pinturas requer considerações importantes que afetam todo o processo artístico, desde a concepção até a conclusão da obra.

O primeiro passo, é essencial identificar o estilo desejado, a estética pretendida e as técnicas empregadas. O segundo passo envolve a seleção dos materiais utilizados na pintura, incluindo o tipo de tinta, sua composição química, o estilo de pincelada e considerações sobre acúmulo de densidade em partes específicas do quadro.

A decisão do tecido adequado para pinturas é crucial e impacta diversos estágios da criação artística, desde o conceito até a conclusão da obra.

Onde encontrar tecidos de qualidade para quadros

Estabelecida em 1990, a Textil Noveleto é líder nacional na indústria têxtil, fornecendo produtos de alta qualidade para os clientes mais exigentes.

Ao longo de mais de três décadas, nos dedicamos à produção e comercialização de tecidos de excelência, assegurando a qualidade de nossos produtos através do investimento em pesquisa tecnológica e desenvolvimento de processos.

Utilizamos a melhor matéria-prima, proveniente de processos sustentáveis e ambientalmente responsáveis, possibilitando aos nossos clientes a experiência única com um produto de alta qualidade.

Tecido para quadro, quadro em uma sala

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Textil Noveleto você aprendeu sobre tecido para quadro, suas características, aplicabilidades, usos e vantagens do Linho e tecidos 100% algodão (Cretone, TNG.8 , Lona).

Como vimos, o tecido desempenha um papel crucial na arte realizada, desde a durabilidade, resistência, até a absorção e fixação da tinta. Aspectos que interferem diretamente na qualidade do produto artístico final.

A Textil Noveleto há trinta anos lidera o mercado nacional, sendo pioneira no desenvolvimento de tecidos ecologicamente sustentáveis, de alta qualidade e com custo-benefício vantajoso.

Entre em contato com nosso time de atendimento e saiba como a Textil Noveleto pode te ajudar!

Textil Noveleto

A Têxtil Noveleto é uma empresa Têxtil especializada na fabricação de tecidos de alta qualidade para Telas de Pintura e Impressão Digital. Liderando o mercado Nacional há mais de 30 anos.