Sublimação em tecido: o que é e como fazer?

A sublimação em tecido é um processo sustentável de impressão e reprodução de imagens duradouras, resistentes e vivas. Devido ao aquecimento da tinta, que passa diretamente do estado sólido ao gasoso, a absorção pelas tramas do tecido ocorre em nível molecular.

Neste aspecto, a sublimação é reconhecida como um processo que consome uma quantidade menor de água e energia, reduz a produção de resíduos durante a impressão, assim como também possibilita uma maior vida útil às peças produzidas.

Neste artigo exclusivo, a Textil Noveleto explica tudo sobre o processo de sublimação em tecido, suas características, aplicabilidades e quais são os melhores tecidos.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

O que é sublimação em tecido?

Sublimação é um processo de impressão que envolve a transferência de uma imagem para um tecido, geralmente poliéster ou uma mistura com alto teor deste tipo de fibra sintética, através de calor e pressão.

O procedimento inicia-se com a impressão de uma imagem em papel especial com tintas sublimáticas, que possuem uma fórmula única que possibilita que se transformem de estado sólido diretamente para um gasoso sem passar pelo estado líquido.

Durante o processo de sublimação em tecido, a prensa térmica eleva a temperatura ao ponto da sublimação da tinta e, ao mesmo tempo, aplica pressão sobre o conjunto de papel e tecido. Nessa fase, a tinta penetra nas tramas do tecido em nível molecular, o que resulta em imagens de alta qualidade, detalhadas, com cores vibrantes, resistentes.

Este processo é amplamente utilizado na personalização de diversos produtos, desde vestuário a promocionais. É importante ressaltar que o resultado final depende, também, da qualidade do tecido utilizado.

Sublimação em tecido e sustentabilidade

A sublimação em tecido apresenta uma íntima relação com a sustentabilidade ambiental de diversas formas.

Especificamente, representando uma técnica de produção de itens personalizados de maneira mais eficiente e com menor impacto ambiental em comparação a outros métodos de impressão.

Estas características englobam a redução do consumo de água, redução de resíduos de produção, redução do consumo de energia e aumento da vida útil e durabilidade dos itens.

Confira a seguir as principais vantagens, sob o aspecto de impacto ambiental e sustentabilidade, do processo de sublimação em tecido.

· Redução do consumo de água: Métodos tradicionais de tingimento de tecidos e impressão muitas vezes requerem grandes quantidades de água. A sublimação, por outro lado, é um processo seco, que não necessita de água

· Redução de resíduos tóxicos: tinta utilizada na sublimação geralmente é livre de solventes e não produz efluentes tóxicos, que são comuns em outras técnicas de impressão

· Redução do consumo de energia: Embora a sublimação exija energia para aquecer a prensa térmica, o processo é geralmente rápido e, com a otimização da produção, a eficiência energética pode ser maximizada

· Aumento da vida útil, qualidade e durabilidade: Uma vez que a tinta sublimática penetra as fibras do tecido de forma permanente, os produtos feitos através deste processo apresentam maior resistência ao desbotamento e desgaste, resultando em uma vida útil mais longa

Equipamentos de alta tecnologia em processo sustentável, sublimação em tecido

Itens necessários para fazer a sublimação em tecidos

Para realizar a sublimação em tecidos, é essencial contar com os equipamentos e materiais apropriados para garantir que o processo seja eficiente e gere resultados de alta qualidade. Confira a seguir os três itens fundamentais para a sublimação em tecidos.

Impressora sublimática

Específica para o processo de sublimação, esta impressora é projetada para trabalhar com tintas sublimáticas, sendo capaz de imprimir em resoluções ideais para a transferência das imagens projetadas.

As impressoras sublimáticas variam em tamanho e capacidade, acomodando diferentes volumes de produção e formatos de impressão. Ao escolher uma impressora sublimática, é importante considerar o tipo de trabalho que será realizado para garantir que ela atenda às necessidades específicas do projeto.

Papel sublimático

Este papel possui uma superfície especial que facilita a liberação da tinta sublimática quando submetida ao calor. Por isso, o papel desempenha um papel crucial na qualidade da transferência, assegurando que a imagem seja transferida de forma clara para o tecido.

A qualidade do papel pode impactar a nitidez e a vivacidade das cores na imagem, portanto é recomendável escolher um papel de boa qualidade.

Tinta sublimática

A tinta utilizada na sublimação é formulada para sublimar quando exposta a altas temperaturas. É crucial utilizar tintas de qualidades que ofereçam uma sublimação consistente e cores vibrantes.

A tinta é composta por corantes que, no processo de sublimação, ligam-se às fibras do tecido, garantindo uma impressão duradoura que não desbota facilmente com lavagens ou uso contínuo.

Aproveite e leia também sobre telas de tecido, suas aplicações e vantagens para a pintura!

Melhores tecidos para sublimação

Confira a seguir os melhores tecidos para sublimação, conheça as suas características e saiba como escolher o mais adequado para os seus projetos.

Polyprint 001

Com sua composição 100% poliéster, o Polyprint 001 de 1,60 cm de largura é compatível com várias tecnologias, incluindo Solvente, Eco Solvente, Látex, U.V. e Sublimação. Leve, com apenas 150 gr/m² e 0,210 mm de espessura, cada rolo de 50 metros se soma à eficiência na produção de itens com imagens vivas e duráveis. Perfeito para elevar a qualidade de seus projetos impressos.

Polyprint 002

O Polyprint 002 é um tecido robusto de 100% poliéster e um peso de 180 gr/m² garante uma qualidade superior e excelente manuseio.

Compatível com as técnicas de impressão Solvente, Eco Solvente, Látex, U.V. e Sublimação, ele tem 1,60 cm de largura e oferece uma espessura de 0,235 mm para maior durabilidade. Apresentado em rolos de 50 metros, o Polyprint 002 é ideal para criações que demandam um toque extra de firmeza e precisão.

Polyprint 003

Integralmente composto por poliéster 100%, o Polyprint 003 eleva a robustez e a durabilidade robustez ao próximo nível. Rico em detalhes com uma espessura de 0,310 mm, ele promete proporcionar acabamento superior e durabilidade sem igual.

Sua largura de 1,60 cm e a versatilidade de impressão – Solvente, Eco Solvente, Látex, U.V. e Sublimação – vêm em rolos de 50 metros, ideais para grandes formatos e impressões que impressionam.

Polyprint 004

Especificamente projetado para sublimação, o Polyprint 004 assegura cores vibrantes e máxima definição em seus projetos. Com largura de 1,60 cm, peso leve de 150 gr/m² e espessura de 0,210 mm, este tecido equilibra qualidade e manuseio fácil.

Cada rolo de 50 metros é uma promessa de eficiência e durabilidade para seus trabalhos de impressão. Polyprint 004, o parceiro fiel para resultados impressos espetaculares.

Descubra todo o catálogo exclusivo da Textil Noveleto! Acesse nosso portal de produtos e confira nossas linhas em tecidos para sublimação, impressão digital, pintura, tecidos poliéster e tecidos cru!

Sublimação em tecido: o que é e como fazer?

Conclusão

Neste artigo exclusivo da Textil Noveleto você aprendeu sobre o processo de sublimação em tecido, uma técnica sustentável de transferência de imagens de alta qualidade em tecidos poliéster.

Devido ao processo de sublimação, a absorção da tinta ocorre em nível molecular. Este aspecto garante maior durabilidade das peças, reprodutibilidade em alta definição das imagens e cores.

A Textil Noveleto há mais de 30 anos inova na produção de tecido de excelência, investindo em processos de fabricação ecologicamente sustentáveis, apresentando aos seus clientes as melhores opções em tecidos.

Entre em contato com nosso time de atendimento e saiba como a Textil Noveleto pode te ajudar!

Sublimação em tecido: o que é e como fazer?
Textil Noveleto

A Têxtil Noveleto é uma empresa Têxtil especializada na fabricação de tecidos de alta qualidade para Telas de Pintura e Impressão Digital. Liderando o mercado Nacional há mais de 30 anos.