Sublimação e Impressão Digital: entendendo as diferenças

Sublimação e impressão digital são métodos diferentes de fixação de tinta em tecidos e, por este aspecto, apresentam características únicas e recomendações de aplicabilidade, dependendo, também, do tipo de tecido.

Enquanto a sublimação é recomendada para tecidos sintéticos, a impressão digital pode ser utilizada em uma quantidade maior e versátil de aplicações. Contudo, a qualidade do tecido utilizado interfere diretamente nos produtos impressos.

Neste artigo exclusivo, a Textil Noveleto explica tudo sobre sublimação e impressão digital, qual a diferença entre os métodos, suas vantagens e desvantagens, entre outros aspectos.

Continue no artigo e tenha uma ótima leitura!

Qual a diferença entre sublimação e impressão digital?

Os processos de sublimação e impressão digital são amplamente adotados, contudo, cada um segue um princípio, método, assim como apresentam resultados únicos de absorção de tinta, durabilidade e qualidade da impressão.

Avaliando o tipo de tecido, a quantidade de peças impressas, assim como da tecnologia associada à impressão, um ou outro método pode ser recomendado.

No entanto, ambos apresentam resultados de alta qualidade quando realizados em tecidos de excelência, fabricados em processos produtivos modernos que concedem durabilidade, resistência, flexibilidade e ótima capacidade de absorção de tinta.

Confira a seguir como funciona e qual a diferença entre sublimação e impressão digital.

Como funciona a impressão por sublimação?

Nos processos físicos, a alteração direta de um elemento do estado sólido ao gasoso é chamada de sublimação e, na impressão em tecido, esta alteração caracteriza a fixação da tinta.

Ou seja, durante o processo de impressão a tinta em estado sólido é aquecida, tornando-se um vapor que adere ao tecido, seguindo os padrões estabelecidos na arte impressa.

Uma das características principais desse processo é que a tinta é fixada de tal maneira na trama do material que, além de permitir maior respiração do tecido, a durabilidade da arte é significativa.

Como funciona a impressão digital?

Já a impressão digital é realizada a partir de impressoras de alta tecnologia com capacidade de dispersas precisamente a tinta na superfície dos tecidos, gerando imagens nítidas e de alta qualidade.

Aqui o processo se dá pelo depósito controlado de tinta sobre uma determinada região do tecido, seguindo a arte definida para impressão.

Por este aspecto, a impressão digital é amplamente adotada em tecido como o algodão, tipo de tecido que permite uma ótima absorção da tinta, concedendo maior durabilidade para as obras e peças criadas.

Vantagens e desvantagens

Sublimação e impressão digital são métodos diferentes e, por este aspecto, são mais ou menos recomendados dependendo de sua aplicação, objetivo, tipo de material e características desejadas para os produtos impressos.

A seguir a Textil Noveleto explica quais as vantagens e as desvantagens de cada método de impressão, tendo em vista aspectos como respirabilidade, tipo de tecido, reprodutibilidade de cor e quantidade de itens impressos.

Vantagens da sublimação

A sublimação é consideravelmente aplicada em tecidos sintéticos, por exemplo, o poliéster, devido a sua alta capacidade de fixação da tinta nas tramas que compõem estes tipos de tecido.

Além desse aspecto, a sublimação é reconhecida pelos resultados duradouros e por sua alta capacidade de reprodutibilidade das cores, permitindo impressões fidedignas à arte elaborada.

Desvantagens da sublimação

Apesar de singela desvantagem, a sublimação é um processo que tende a não reproduzir de maneira satisfatória cores de tonalidade mais escura. Portanto, dependendo da arte desenvolvida, este procedimento pode não ser o mais recomendado.

Sublimação e impressão digital, tecido de poliester em cor azul

Vantagens da impressão digital

A impressão digital pode ser realizada em uma variedade de tecidos, tanto de composição 100% ou tramas mistas. Por este aspecto, é amplamente adotada em diversos trabalhos que demandam versatilidade.

Outra vantagem da impressão digital está relacionada aos custos de impressão em baixa quantidade. Aspecto que pode representar um diferencial competitivo para aqueles que desejam produzir tiragem exclusivas de obras impressas em tecido.

Desvantagens da impressão digital

Devido ao processo de depósito de tinta pela impressão, é possível que a área impressa apresenta níveis menores de respirabilidade do tecido. Este fato se dá pelo acúmulo esperado de tinta em um local.

Por este aspecto, por vezes o processo de impressão digital pode ser substituído pela sublimação, caso o objetivo seja alcançar uma impressão que não afete a respirabilidade do tecido.

Aplicações práticas da sublimação e da impressão digital

Convencionalmente, o método de sublimação é utilizado em processos de impressão em tecidos sintéticos ou com composição alta de fibras sintéticas. Já a impressão digital é empregada em tecidos diversos, sobretudo, os de fibras naturais.

Por exemplo, alguns produtos são:

·      Backlight, banners

·      Sacolas personalizadas

·      Quadros decorativos

Tecidos ideais para trabalhar nas diferentes técnicas

Os resultados da impressão também estão relacionados ao tipo de tecido, sua composição e qualidade.

Considere, portanto, para os métodos os seguintes tecidos:

·      Sublimação: tecidos sintéticos ou com alto teor de fibras sintéticas em sua composição, por exemplo, poliéster

·      Impressão digital: tecidos de fibras naturais, como o algodão, canvas, lona, cretone, entre outros

Como escolher? Fatores a considerar

Como vimos anteriormente, cada método apresenta características únicas, sendo recomendados a depender do tipo de tecido, objetivos com a reprodutibilidade das cores ou, inclusive, tiragem mínima e custo por projeto.

Mas, como escolher entre sublimação e impressão digital?

O primeiro passo é compreender os objetivos das peças de tecido impressas: qual a finalidade, qual o material que compõe a peça (fibra natural, sintética ou mista), além da arte desenvolvida.

Por exemplo, a paleta de cores, assim como qual é a melhor resposta de reprodutibilidade de um ou outro método de impressão considerado.

Em segundo aspecto, independente do método, o tecido desempenha um papel crucial. Afinal, uma sublimação bem realizada em um poliéster de baixa qualidade não alcançará um resultado satisfatório.

Por isso, considere os tipos de tecido para impressão digital ou sublimação.

Há três décadas a Textil Noveleto é líder e referência no mercado nacional de tecidos de excelência para sublimação e impressão digital, desenvolvido com base em tecnologias sustentáveis e atualizadas.

Acesse nosso portal de produtos e confira todas as nossas linhas exclusivas em tecidos!

Sublimação e impressão digital, banner em processo de impressão

Conclusão

Neste texto exclusivo você aprendeu com a Textil Noveleto sobre os processos de sublimação e impressão digital, suas características, vantagens e aplicações.

Devido aos processos utilizados em cada processo de impressão em tecido, cada um dos métodos apresenta uma aplicação recomendada. Contudo, como vimos, o tipo e a qualidade do tecido utilizado impacta diretamente no resultado da impressão.

A Textil Noveleto há trinta anos lidera o mercado nacional de tecidos para impressão e telas de quadros, desenvolvidos com base em práticas sustentáveis e tecnologia avançada.

Acesse nosso portal de produtos e conheça toda a linha de tecidos da Textil Noveleto!

Sublimação e Impressão Digital: entendendo as diferenças
Textil Noveleto

A Têxtil Noveleto é uma empresa Têxtil especializada na fabricação de tecidos de alta qualidade para Telas de Pintura e Impressão Digital. Liderando o mercado Nacional há mais de 30 anos.